Igreja da N. Sra. da Visitação / Igreja Matriz de Castro Laboreiro

Castro Laboreiro – Melgaço

Cliente: Fábrica da Igreja Paroquial de Sta. Maria de Castro Laboreiro

Previous ProjectPrevious ProjectCapela S. Nicolau
Next ProjectIgreja dos ClérigosNext Project

Áreas Envolvidas

Conservação e restauro do retábulo mor e limpeza conservativa dos elementos pétreos das paredes interiores e exteriores, da Igreja da N. Sra. da Visitação.


Harmonização de todo espaço interior da igreja, com o tratamento das portas, a limpeza das paredes interiores e pavimentos, execução de novo guarda vento e de novas escadas de acesso ao coro alto, recuperação das instalações elétricas, de telecomunicações e segurança, fornecimento, aplicação de caixilharia e recuperação das portas exteriores.


Fornecimento e instalação de colunas passivas, linha AL 100, na nave do templo, de colunas passivas na área museológica e remontagem do relógio da torre sineira da Igreja da N. Sra. da Visitação.


Inventariação de todo o espólio artístico existente na igreja e elaboração do livro de inventário intitulado “Igreja Matriz de Castro Laboreiro”. Desenvolvimento museológico e gráfico, do denominado “Espaço Padre Aníbal Rodrigues”, que abrangeu o fornecimento e execução do mobiliário expositivo e desenvolvimento, produção e reprodução gráfica dos vários elementos museológicos.


Conservação e restauro de oito imagens de culto, duas bandeiras processionais, uma umbela, uma credência, um arcaz e um círio, e tratamento conservativo em dez esculturas da ala museológica, da Igreja da N. Sra. da Visitação.