Igreja Paroquial de Oliveira do Bairro

Oliveira do Bairro – Oliveira do Bairro

Cliente: Fábrica da Igreja Paroquial de Oliveira do Bairro

Previous ProjectPrevious ProjectIgreja da Misericórdia de Azurara
Next ProjectIgreja de Santa Maria do ErmeloNext Project

Áreas Envolvidas

Intervenção de conservação e restauro do retábulo mor, em talha dourada e policromada, e das cantarias, da Igreja Paroquial de Oliveira do Bairro. Os trabalhos no retábulo iniciaram-se com o levantamento dos dados referentes ao bem intervencionado, como o tipo de materiais, técnicas de produção e o estado de conservação. Posteriormente os técnicos procederam à fixação da camada cromática, limpeza do tardoz e de todas as superfícies, e à revisão de todos os pontos de entrega. Após a realização destas tarefas, prosseguiu-se com a consolidação em profundidade das madeiras fragilizadas, colagem e fixação de alguns elementos de suporte que estavam a destacar, corrigiram-se todas as lacunas, trataram-se os elementos metálicos, efetuaram-se as reintegrações volumétricas, o tratamento curativo e preventivo contra o ataque do agente xilófago, as reintegrações cromáticas e a necessária aplicação da camada de proteção. Ao nível das cantarias, procedeu-se a limpeza dos vãos em calcário e a conservação dos elementos não pintados no cruzeiro e nos retábulos colaterais e laterais.


A intervenção de reabilitação da Igreja Paroquial de Oliveira do Bairro principiou com a picagem dos rebocos de paredes interiores e com o desmonte, demolição e remoção da estrutura de suporte do antigo teto em caixotão, da balaustrada do coro alto e com os trabalhos de revisão, limpeza dos rufos e caleiros da cobertura. Procedeu-se ao reforço da estrutura do coro alto, do arco cruzeiro e da parede da cabeceira, reformulou-se as infraestruturas eletricas, de telecomunicações e segurança, aplicou-se uma nova estrutura no teto da nave, rebocou-se e pintou-se as paredes, produziu-se uma nova mesa de celebração e da palavra, um novo guarda vento e aplicou-se novas peças de cerâmica no piso do coro alto.


Reformulação de sistema de áudio da Igreja Paroquial de Oliveira do Bairro, através do processador digital Peavey Digitool – MX 16 e de uma coluna ativa.