No passado dia 11 de Janeiro a Signinum marcou presença na Casa da Infância Doutor Elysio de Moura

Escrito por Signinum

"Signinum marcou presença na cerimônia de apresentação pública dos trabalhos no património da Casa-Museu Elysio de Moura."

No passado dia 11 de Janeiro a Signinum marcou presença na Casa da Infância Doutor Elysio de Moura na sessão de apresentação dos trabalhos de restauro de uma pintura pertencente ao espólio do antigo Colégio de Santo António da Pedreira, cofinanciados pela Fundação Millennium BCP e levados a cabo pela Signinum.

A sessão teve lugar na capela do antigo Colégio de Santo António da Pedreira, Casa da Infância Doutor Elysio de Moura. A pintura intervencionada representa “A Natividade- adoração dos pastores”. Foi restaurada durante dois meses pelos Conservadores-Restauradores da Signinum. A intervenção foi realizada nas instalações da Casa da Infância. Durante o processo foram realizadas visitas abertas ao público para acompanhamento dos trabalhos.

Os trabalhos de conservação e restauro da pintura, e respetiva moldura, tiveram por base a limpeza e estabilização física da peça. Destaca-se o trabalho de levantamento de repintes realizado na moldura que devolveu a originalidade à mesma. Ao nível da pintura o tratamento incidiu na limpeza, remoção pontual de repintes e tratamento do suporte. Antes do tratamento a peça foi alvo de um exame com o sistema multiespectral Xpecam X01 que permitiu um conhecimento profundo da peça. A análise multiespectral foi também uma ferramenta fundamental no tratamento desta pintura pelo facto da pintura se encontrar muito degradada ao nível da superfície pictórica.