Arrancou restauro dos altares da Igreja do Castelo em Lisboa

A Signinum deu início à conservação e restauro do altar de Nossa Senhora do Rosário, na Igreja de Santa Cruz do Castelo, no bairro do Castelo, em Lisboa.

Nesta primeira fase, será feito o mapeamento – para analisarmos todas as patologias -, a aspiração do altar, prefixação da policromia e retirada de todos os elementos sem função.

O restauro será feito ao vivo, por isso, todos os visitantes podem assistir de perto ao nosso trabalho. Fica, aqui, uma sugestão para incluir no seu passeio em família ou roteiro de férias.

Se quiser contribuir para a salvaguarda do património da Igreja de Santa Cruz, veja como fazê-lo através do seguinte link: https://igrejadocastelo.pt/apoie-nos/.

A Igreja de Santa Cruz é uma edificação do século XVIII, ocupando a implantação do templo primitivo construído no século XII, onde existiu uma antiga mesquita. Possui um considerável acervo religioso, artístico e cultural e é detentora dos registos paroquiais mais antigos da cidade. O primeiro assento de casamento data de 26 de setembro de 1536.

Tudo indica que seria uma mesquita moura que, após a conquista de Lisboa a 25 de outubro de 1147, teria sido purificada e sagrada pelo Arcebispo de Braga, D. João Peculiar. Esta sagração terá ocorrido a 1 de novembro desse mesmo ano, para nela entrar o cortejo real, liderado por D. Afonso Henriques, junto com uma relíquia da Santa Cruz, hoje exposta em permanência no interior da igreja.

A segunda fase do projeto para o restauro do património e espólio da Igreja de Santa Cruz já avançou. Para angariar donativos, serão promovidas iniciativas ligadas à educação, arte e cultura, envolvendo os moradores do bairro, organizações parceiras e turistas. Além dos restauros ao vivo, está previsto o lançamento de uma cerveja artesanal de medronho e cardamomo e um biscoito de alfazema, exposições e visitas interpretativas.