A Signinum, Gestão de Património Cultural nasceu em 2001 com o intuito de responder a um mercado, cada vez mais, exigente na preservação do legado e memórias do património. O seu propósito é responder a todo o ciclo da gestão do património, para tornar vivo, ativo e presente na vida das pessoas.
Desde a génese, a Signinum tem como principal missão o pensar a Conservação e o Restauro, desenvolvendo projetos, principalmente em edifícios com interesse histórico em centros urbanos, igrejas, museus, núcleos arqueológicos, unidades de charme com valor histórico, entre outros. Para a Signinum, a conservação e restauro são a arte mais pura de voltar a dar vida ao património artístico e cultural que rodeia todas as comunidades.
Desde 2001, contamos com mais de 700 projetos, no qual dedicamos todo o nosso profissionalismo, sabedoria e entusiasmo. Aprendemos, crescemos e evoluímos desde o primeiro momento, fruto de equipas técnicas altamente especializadas nas mais diversas áreas (conservadores-restauradores, arquitetos, engenheiros, entre muito mais).
Na recuperação do património para além da intervenção em si, a Signinum tem desenvolvido ações paralelas de promoção, divulgação e sensibilização junto das comunidades onde os edifícios estão inseridos. Tornar o património mais conhecido é acrescentar-lhe valor. O legado e a memória dos espaços de todos e para todos.
Acreditamos que, com o nosso trabalho, podemos tornar o mundo num lugar melhor. Aliando o know how tradicional às novas tecnologias, queremos não apenas preservar, mas valorizar o Património e torná-lo alcançável e fruível pelo maior número de pessoas possível. Somos como uma máquina do tempo, que permite que o património atravesse gerações, continue vivo e a proporcionar experiências positivas e transformadoras a quem o visita.
Em todos os trabalhos que desenvolvemos, estes são os principais valores que nos regem: compromisso, respeito, honestidade, sustentabilidade, criatividade, inovação, educação, resiliência e, claro, qualidade. É só assim possível estabelecermos padrões que respondam aos desafios atuais. São estas as nossas bases primordiais e pretendemos fomentar, também, todos os nossos valores a todos os projetos e intervenientes que lidam connosco.
O nosso objetivo é que cada uma dessas visitas contribua para o processo de educação das comunidades e para a criação de novas memórias. Não apenas em Portugal, mas em todo o mundo. Tornar o património mais conhecido e acrescentar-lhe valor é, desde o início, a nossa missão.