Inaugurada obra de reabilitação da Ponte do Soeiro

“A obra está bonita, é um projeto muito bem conseguido. Os meus parabéns para todos os que foram responsáveis pelo seu planeamento e execução”. As palavras foram do presidente da CCDR NORTE , António Cunha, na inauguração da obra de reabilitação da Ponte do Soeiro, que decorreu a 31 de maio.

Com cerca de 20 metros de comprimento e 3,8 metros de largura, a Ponte do Soeiro – que liga as freguesias de Serzedelo e Gondar – remonta à Idade Média. Está classificada como Património Arqueológico no Plano Diretor Municipal de Guimarães.

A intervenção estrutural englobou a consolidação dos pegões, a estabilização do tabuleiro e a preservação das marcas ancestrais visíveis na superfície da pedra. O projeto foi desenvolvido pela equipa técnica da autarquia e executado pela Signinum, um verdadeiro desafio, uma vez que tratou-se de uma obra no meio de um rio, portanto, este foi o principal mandante daquilo que foi acontecendo ao longo do processo, obrigando a empresa a gerir os recursos, quer temporais, quer de materiais.

O projeto respeitou, ao máximo, o passado deste património, trazendo alguma modernidade para garantir segurança para os peões. Como recordou o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, na inauguração, “foi tudo numerado, a pedra que foi desmontada e foi recolocada, conforme nós tínhamos do conhecimento histórico que nos chegou até hoje. E depois, obviamente, algumas guardas de proteção. Isso é outra história, porque nós também temos que acrescentar a proteção e segurança, porque isto é para passar, não é só para olhar”.

Portanto, respeitando uma história secular, este é agora um património que está preservado, valorizado e seguro e que pode, finalmente, ser usufruído pela comunidade.