Laboratório
Ler mais
Reabilitação
Ler mais
Matters to resolve
Ler mais
Últimos Projectos
Acompanhe aqui os últimos trabalhos realizados pela Signinum
SERVIÇOS
Os Nossos serviços
Prémios
Prémios recebidos
2019
MENÇÃO HONROSA DA PNRU
O restauro do edifício da Câmara Municipal de Braga foi distinguido com uma menção honrosa na sétima edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU). A intervenção incidiu no Salão Nobre, na antecâmara, na escadaria principal e na cobertura. A operação realizada valorizou a vertente da conservação, incluindo o restauro e a reintegração volumétrica e cromática das zonas intervencionadas.
2017
SELO DE EXCELÊNCIA DO PROGRAMA-QUADRO COMUNITÁRIO DE INVESTIGAÇÃO & INOVAÇÃO
A Comissão Europeia entregou o certificado "Selo de Excelência" à Signinum, pela introdução do projeto XpeCAM, uma câmara de análise multiespectral portátil, que permite monitorizar, in loco, o estado de conservação das obras de arte. Para António Cardoso, “este selo é um indicativo de referência para quem olha para a nossa empresa, garantindo o reconhecimento do nosso esforço em desenvolver um projeto válido no qual qualquer investidor pode e deve apostar”.
2015
MENÇÃO HONROSA IHRU
No âmbito do prémio IHRU 2015 o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) atribuiu uma menção honrosa à obra de restauro e recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos. Este prémio destaca a qualidade dos trabalhos técnicos executados pela Signinum. O júri destaca: " grau de dificuldade da intervenção, perante o confronto entre a necessidade de recuperar um edifício em mau estado de conservação, salvaguardando as características que definiam os valores patrimoniais e culturais, e a necessidade de adaptar um edifício do séc. XVIII, criando condições para ser visitado", por cerca de mil pessoas diariamente.
2018
PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA (PNRU), ÁREA DE RESTAURO
O projeto de restauro e recuperação da Quinta Alegrete, imóvel da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, venceu a 6.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, área de Restauro. Trata-se de um palácio de influências tardo-barrocas e neoclássicas, construído em meados do século XVIII, pelo 2º Conde de Vilar Maior e 1ª Marquês de Alegrete, que foi adaptado para a instalação de uma unidade social.
2017
PRÉMIO EUROPA NOSTRA, DA UNIÃO EUROPEIA
A recuperação dos Clérigos venceu na categoria de Conservação e Restauro, graças ao seu "restauro abrangente" realizado ao longo de dois anos. De acordo com o júri da Europa Nostra, a abordagem interdisciplinar aplicada no projeto, recuperou de modo notável este edifício idealizado por Nicolau Nasoni. Esta distinção, instituída pela UE, reconhece as intervenções exemplares para a salvaguarda do Património Cultural.
2015
PRÉMIO VASCO VILALVA 2015, DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN
O projeto de restauro e recuperação da Igreja e Torre dos Clérigos venceu a 9.ª edição do Prémio Vasco Vilalva. O prémio distingue este conjunto patrimonial e a qualidade geral da intervenção. Todo o trabalho quer de reabilitação quer de conservação e restauro foi levado a cabo pela Signinum entre Dezembro de 2013 e 2014. O júri destacou o tratamento adequado do património integrado deste monumento, tendo-se devolvido ao conjunto a dignidade e os valores perdidos. Esta intervenção devolveu à cidade do Porto o seu ex-libris.